• Área Exclusiva PGFN

    Local exclusivo para discussão e disponibilização de materiais para a turma da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

  • Olá!

    Nessa sessão os alunos têm a sua disposição informações acerca do curso, tais como: tutorial de utilização da plataforma de ensino, links úteis para sua utilização, fóruns de dúvida e de apresentação dos alunos.

    Não deixem de conferir:

    • Tutorial de ambientação na plataforma de ensino à distância, acessível pelo primeiro link da lista a seguir (clicar em "Tutorial para ambientação na plataforma de ensino à distância" e, na tela seguinte, no botão ENTRAR).
    • A sessão 2 dessa página com links úteis para a atualização de programas tais como o Adobe Reader e o Adobe Flash Player, necessários para a navegação em nosso curso. Também não se esqueçam de habilitar a exibição de janelas "pop-up" para nossa página.

    Em caso de dúvidas utilizem:

    • O  fórum de dúvidas sobre o Moodle para entrar em contato com a Coordenação do curso. Suas dúvidas serão respondidas o mais rápido possível...

    Atenciosamente,

    Luiz Gustavo Cruz e Pedro Henrique Azevêdo
    Coordenação do Curso

  • Mensagem do Tutor:

    Olá pessoal, tudo bem? Sejam bem vindos

    Acreditamos em uma Gestão por Processos moderna, que seja capaz de engajar pessoas para transformar uma organização, promovendo melhorias e inovações em suas rotinas de trabalho.

    Neste Módulo, falaremos sobre a evolução do tema ‘processos´ nas organizações e a busca por uma integração entre o pensamento estratégico, técnicas de aprimoramento da qualidade e produtividade e o uso da tecnologia da informação como habilitador de uma gestão mais efetiva. Abordaremos a necessidade de práticas de gestão por processos que de fato agreguem valor, através de uma lógica de ganhos e melhorias.

    Falaremos sobre abordagens distintas para a transformação de processos e explicaremos em detalhes a metodologia de BPM da ELO Group, com foco em uma gestão de processos orientada à criação de valor.  Detalharemos, por fim, os papéis e responsabilidades usuais para estabelecimento de uma gestão por processos capaz de mobilizar a organização rumo à criação de valor.

    Pergunto a todos: como vocês hoje buscam agregar valor com a gestão por processos? Como demonstram esse valor? Aguardo as respostas para essas perguntas no fórum de discussão.

    Leandro Jesus, MSc, CBPP

  • Mensagem do Tutor:

    Olá pessoal, tudo bem?

    Sejam bem vindos ao módulo de nosso curso, que vai discutir o que denominamos como entendimento de processos.

    Mais ampla até que a questão da modelagem de processos, o termo entendimento remete a não só entendermos como o processo é executado atualmente, mas também de entendermos, logo no início do projeto de melhoria e inovação de processos (ou projeto de processos) questões tais como: qual é o escopo do processo em questão, quais os ganhos ou resultados esperados para esse processo no futuro, e quais problemas e oportunidades de melhorias poderiam ser pensadas, de forma alinhada aos ganhos esperados.

    Nesse módulo discutiremos então a construção dessa visão para o processo, a qual denimonamos "visão de futuro", bem como aspectos ligados à modelagem de processos como, por exemplo, benefícios, usos, abordagens e notação para a modelagem de processos.

    Aguardo todos vocês em nossos fóruns de discussão, ok?

    Abraço!!

    Luiz Gustavo Cruz.

  • Mensagem do Tutor:

    Caros alunos,

    O presente módulo compreende o método de execução de projetos de melhoria e inovação que a ELO Group vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos. Cada uma das aulas apresentadas reúne um conteúdo extenso de ideias, boas práticas, aprendizados, conceitos e tendências que estamos aplicando e aprimorando.

    Primeiramente, seja crítico e criativo ao analisar e absorver as ideias apresentadas ao longo destas aulas. Avalie como incorporar gradativamente estas práticas nos seus projetos de melhoria e inovação, mas  questione aquelas ideias que não fazem sentido para sua organização. Aproveite também para participar dos fóruns e contribuir com suas próprias práticas de sucesso !

    Em segundo lugar, propomos a figura do Líder de Inovação como o agente que efetivamente cria valor para a organização e executa o projetos de melhoria de inovação, podendo estar no escritório de processos ou em alguma unidade de negócio. Ao longo da aula vocês são convocados para assumir o papel deste líder de inovação e refletir como criar mudanças de impacto dentro de suas organizações!

    Em terceiro lugar, não se assuste com a quantidade de informação disponível! Se possível, assista cada aula em etapas para não ficar muito cansativo! Nós fizemos o máximo para deixar o curso mais leve, contudo, a quantidade de conteúdo apresenta é realmente intensa.

    Finalmente, observe que o método proposto possui tanto um conjunto de atividades que devem ser realizadas quanto ideias e diretrizes para implementar estas atividades. Em sua essência o método proposto é simples, objetivo e possui poucas atividades. . Em diversos casos, estamos aplicando o método em um sprints de apenas uma semana. O grande desafio de conduzir um projeto de melhoria e inovação reside na forma como você planeja e conduz os debates mobilizando os diversos profissionais envolvidos para repensar sua forma de trabalhar. O segredo de um bom projeto de melhoria e inovação está nos detalhes de como você realiza as atividades propostas.

    Um grande abraço e aguardo a contribuição de todos nos fóruns!

    André Macieira

  • Mensagem do Tutor:

    Sejam bem vindos!

    Existem duas principais formas para se transformar os processos de uma organização:

    1) Melhorias e inovações que envolvam problemas complexos, ganhos significativos, múltiplos atores, riscos relevantes e custos representativos devem ser conduzidas através de projetos estruturados que assegurem que ideias inovadoras serão discutidas e efetivamente transformadas em novas rotinas de trabalho. Melhorias continuas identificadas ao longo da gestão do dia-a-dia e prontamente traduzidas em planos de ação;

    2) Melhorias continuas são simples, pontuais, envolvem menos atores e custos reduzidos, e, desta forma, podem ser abordadas de forma rápida e dinâmica para dar agilidade a transformação da organização.

    Neste sentido, a Gestão do Dia-a-Dia promove a melhoria contínua da performance de uma organização a partir do monitoramento continuo de desempenho, riscos e conformidade dos processos. Correções de desvios identificadas a partir da monitoração de indicadores ou ações de auditoria devem ser prontamente solucionadas através de planos de ação aprovados e implementados. Adicionalmente, novas ideias e lições aprendidas ao longo da execução do processo devem ser convertidas em melhorias continuas padronizadas na rotina de trabalho.

    Contudo, existe uma gigante diferença entre entender a gestão do dia-a-dia como um conjunto de novas tarefas, ou uma melhor forma de realizar as tarefas já existentes. Neste contexto, a gestão do dia-a-dia deve ser efetivamente fundida com o ato de gerir já realizado por qualquer gestor ou executor ao longo do seu dia-a-dia de trabalho. A visão de processos deve ser vista como uma evolução natural no modo como pessoas organizam, monitoram e melhoram o seu dia-a-dia de trabalho.

    Este módulo descreve como ativar e sustentar uma gestão do dia-a-dia de forma simples e objetiva dentro de uma na organização. As práticas apresentadas devem ser percebidas simplesmente como melhores formas para que gestores e executores transformem a realidade em que vivem, resolvendo seus problemas, alavancando suas ideias e comprovando que os resultados obtidos agregam valor para clientes e partes interessadas.

    Abraços,

    André Macieira, Msc.

  • Mensagem do Tutor:

    Olá,

    Gerir a Estratégia adotada para BPM é um tema complexo e de crescente importância. Afinal, de que adianta possuir uma excelente capacidade de executar projetos de melhoria e inovação se o projeto priorizado não for o de maior retorno para a organização? Tão importante quanto executar um bom projeto é mobilizar pessoas para conceber ideias criativas de projetos inovadores e ter mecanismos para priorizar aqueles que agregam maior valor. 

    Internalizar a Gestão por Processos é criar uma cultura forte que inspire continuamente gestores e analistas a criar e perseguir ideias que transformem os processos de suas organizações de forma a maximizar o valor gerado para o cliente. Essa cultura deve ser reforçada por práticas eficientes de disseminação dos resultados obtidos, criação de casos de sucesso que sirvam de referências, realização de eventos e formalização de mecanismos de reconhecimento dos profissionais envolvidos.


    Abraços,

    Andre Macieira

  • Mensagem do Tutor:

    Olá pessoal, tudo bem?

    Sejam bem vindos

    Neste Módulo falaremos mais profundamente sobre governança e maturidade. Procuraremos discutir o que significa evoluir a maturidade de processos e a maturidade da gestão por processos em uma organização, e a partir daí demonstraremos algumas abordagens comuns para avaliação de maturidade e determinação de um plano para evolução de BPM. Falaremos também em maiores detalhes sobre como podemos estruturar um Escritório de Processos e designar Líderes de Inovação. Por fim, falaremos sobre uma tendência que visualizamos para a evolução do BPM, a de orientação a serviços e integração com outras disciplinas de gestão.

    Aguardo vocês para as perguntas e respostas no fórum!

    Leandro Jesus, MSc, CBPP