Programação

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    Visão Geral


  • 1
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    Desafios e benefícios trazidos pela implementação do método ágil SCRUM

    Com o aumento da competitividade nas últimas décadas, os ciclos de inovação têm se tornado cada vez mais acelerados, demandando agilidade das empresas na entrega de produtos com altos padrões de qualidade para seus clientes finais, além da necessidade de adaptação a mudanças mais frequentes. Com os avanços tecnológicos, surgiram discussões acerca da necessidade de otimização do processo de desenvolvimento de softwares.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2011

     


  • 2
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    Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio

    Este artigo abordará primeiramente a evolução do papel da tecnologia da informação nas empresas e o aumento de seu uso devido, entre outros fatores, à chegada de novos recursos disponíveis para ampliar a contribuição que a TI oferece ao negócio. Assim, o posicionamento estratégico da TI nas organizações está mudando e o alinhamento com o negócio se torna um desafio para os executivos. Para atingir este alinhamento estratégico, o artigo indica alguns passos que devem ser seguidos, através da análise da orientação do negócio (centralizado, federativo ou feudalismo) e da contribuição esperada da TI para a empresa (tática ou estratégica), para que se chegue, assim, a uma organização de TI que se adéque melhor aos objetivos estratégicos da empresa.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2011


  • 3
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    Eficiência nas iniciativas de sourcing de TI - Como alcançá-la?

    O presente artigo visa apresentar as principais práticas para a uma gestão de sourcing eficiente. Sourcing aqui entendido como a entrega de um serviço de forma contínua e estruturada, podendo ser realizada por fornecedores externos ou áreas internas à empresa, muito comum atualmente no cenário de TI atualmente. Com a implementação dessas práticas, a discussão de sourcing passa a ser mais estruturada, de acordo com as melhores práticas do mercado.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2010


  • 4
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    Alinhamento Estratégico - A importância do alinhamento entre a TI e o Negócio e a o método proposto pelo framework do CobiT 4.1®

    Um dos desafios atuais da TI é suportar as iniciativas de novas estratégias competitivas, além de sustentar as operações de negócio das empresas. Entretanto, percebe-se que, apesar dos altos investimentos na área, a expectativa sobre os ganhos com a tecnologia não tem se concretizado, abrindo espaço para questionamentos sobre a efetividade de tais investimentos. Uma das principais causas dessa divergência é atribuída à falta de alinhamento estratégico entre a TI e o negócio.

    A partir dessa percepção, foram propostos modelos de referência para facilitar o relacionamento dos objetivos do negócio com os objetivos da TI. O framework CobiT® 4.1, Control Objectives for Information and Related Technology, propõe uma metodologia para identificação dos objetivos da TI, a partir de uma listagem de objetivos genéricos do negócio. A abordagem apresentada pelo modelo será explicitada ao longo desta publicação, permitindo aos leitores a compreensão da metodologia, assim como de suas vantagens e desvantagens.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2010


  • 5
    Mostrar só o tópico 5

    Estratégia de TI - A importância do pensamento estratégico para a TI

    O objetivo desta publicação, principalmente, é esclarecer sobre o processo de desenvolvimento e aplicação de uma Estratégia de TI. Este é um dos processos que mais desafia o board da TI em sua fase de concepção e toda a equipe da TI em sua fase de implementação, aprendizado e adaptação, fechando em ciclo que representa a estratégia de uma organização de TI.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2010


  • 6
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    Governança de TI - Por que a Governança de TI é vista como fator chave para criação de valor para o Negócio

    A culpa pelo não reconhecimento do valor da TI está na ineficiência e falta de qualidade das soluções tecnológicas oferecidas ou o foco do problema estaria em uma incapacidade organizacional de utilizar os recursos de TI de forma alinhada às estratégias do negócio?Este artigo irá trazer a visão da Bridge Consulting® sobre como uma estrutura eficaz de Governança de TI pode habilitar o negócio a reconhecer o valor investido e receber resultados satisfatórios com o uso de tecnologia.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2010


  • 7
    Mostrar só o tópico 7

    O Valor da TI: Introduzindo os conceitos do Val IT® para mensuração do valor de Tecnologia da Informação

    O objetivo deste documento é abordar como lidar com investimentos na área de TI. Mais especificamente, será abordada a forma como as empresas lidam com a questão de retorno de valor dos investimentos feitos em TI. Porém, ao se debater sobre esse assunto, a definição de valor surge como um dos principais tópicos. A grande dificuldade em se medir o retorno de um investimento, seja ele qual for, começa na definição do que é valor para a empresa.

    Autor: Bridge Consulting

    Ano: 2010


  • 8
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    Gerindo Decisões em Processos: Tornando o BPM uma Prática flexível em sua organização

    Nesse artigo é feita uma breve apresentação do método de determinação de regras de negócio explicando seu funcionamento e como pode ser aplicado em projetos de iniciativa em BPM.

    A definição das regras de negócio (tanto das regras decisórias quanto da estrutura gráfica do processo) mostra-se importante devido a necessidade de grande flexibilidade dos processos permitindo que a organização consiga se adaptar a mudanças no mercado mais facilmente, uma vez que essa metodologia permite dinamizar as alterações necessárias e trazê-las para perto de quem realmente entende do processo.

    Autor: Carlos Eduardo D. Fucci

    Ano: 2008


  • 9
    Mostrar só o tópico 9

    Using SLAs in IT Management: Coordinating Mechanisms Linking Services and Processes

    O objetivo principal deste artigo é propor um framework para gerenciar os acordos de prestação de serviços de TI bem como os acordos de níveis de serviços (SLA) de coordenação lateral entre área de TI e as áreas funcionais da organização e de terceiros.  A interação entre a função de  TI e os prestadores de serviços internos e externos é analisada em detalhe e trade-offs decorrentes do estabelecimento dos níveis de serviço entre eles e o possível aumento de custos de transação são discutidos. O framework fornece insights valiosos sobre o projeto, desde a discussão de SLA até mecanismos de coordenação surgindo de um olhar mais profundo sobre a relação entre os processos organizacionais, objetivos estratégicos e os próprios serviços. O artigo também apresenta um conjunto de ferramentas que permitem a implementação e gerenciamento da estrutura de prestação de serviços de TI dentro de uma organização. Um estudo de caso na Área de TI brasileira do Independent System Operator (ISO)  é apresentado, onde tanto o método quanto as ferramentas são aplicadas. Ele mostra que resultados positivos foram alcançados no que se refere a melhorias na prestação de serviços de TI.

    Autor: Heitor Caulliraux, Daniel Karrer, Priscila Soares Ferraz, Carlos Alexandre da Silva Prado

    Ano: 2007


  • 10
    Mostrar só o tópico 10

    Projeto de Processos Context- Aware: Explorando os Motivadores Extrínsecas para a Flexibilidade em Processos

    Pesquisas em flexibilidade dos processos exploram, tradicionalmente, formas de se considerar a flexibilidade durante o projeto de um processo. Tipicamente, o foco se baseia em como satisfazer a demanda por processos flexíveis através de técnicas de modelagem mais avançadas, ou seja, intrínsecas ao processo. Esse artigo se propõe a complementar essas pesquisas estudando motivadores extrínsecos para a flexibilidade. Esses motivadores podem ser encontrados no contexto do processo, e incluem tempo, localização, legislação, cultura, desempenho etc. Exemplos de cenários e algumas ideias introdutórias a respeito do projeto context-aware serão discutidos. O artigo se encerra com uma proposta de estudos sobre o tema.

    Autor: Michael Rosemann, Jan Recker

    Ano: 2006


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