Programação

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    Visão Geral


    Devido ao grande interesse pelo BPM, é bastante comum que múltiplas iniciativas com propósitos distintos estejam sendo CONDUZIDAS DE FORMA ISOLADA dentro da organização, levando a uma MENOR SINERGIA e a uma limitação dos retornos sobre investimentos em BPM. Isto dificulta a adoção das práticas de BPM, pois a maioria dos esforços se mostra fragmentada, IMPEDINDO UMA CONSOLIDAÇÃO DOS BENEFÍCIOS de BPM e levando a limitadas economias de escala e baixa credibilidade. Um dos maiores desafios na realização de iniciativas de BPM é ASSEGURAR A CONSISTÊNCIA NA ENTREGA E NA SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES EXECUTADAS, levando a uma cultura que legitime a gestão por processos como uma disciplina de gestão.

    Diante deste cenário, as organizações precisam CRIAR MECANISMOS DE GOVERNANÇA para gerir as ações de BPM de forma estruturada. A Governança em BPM está relacionada com a DEFINIÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE DIRETRIZES E REGRAS que direcionem as atividades e decisões ao longo do ciclo de vida de cada processo, assim como a definição de papéis e responsabilidades para as ações de BPM em nível da gerência de projetos e de programas. Uma efetiva Governança em BPM deve REFORÇAR O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO através das atividades de gestão de processos e das prioridades do negócio, definir claramente e reforçar as RESPONSABILIDADES DE CADA STAKEHOLDER e COIBIR REDUNDÂNCIAS nas iniciativas de BPM.

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    Gestão de Portfólio de Processos

    O presente artigo levanta a importância da gestão de portfólio de processos. As empresas passam por estágios de evolução ao utilizar a metodologia de gestão por processos e ao avançar nessa evolução a importância de se ter clara a gestão de portfólio de processos para aumentar,  de forma significativa ,os retornos sobre investimento realizados pela organização, principalmente quando os recursos necessários são limitados e concorrentes dentro da empresa. A gestão do portfólio de processos marca a diferença entre a melhoria e gestão isoladas e descoordenadas de um único processos e a gestão holística baseada em processos de uma organização.

    Autor: Michael Rosemann

    Ano: 2009


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    Governança de Processos: Proposição de um Modelo Teórico de Governança para a Gestão de Processos

    Estudar a Governança de Processos de Negócio para propor um modelo teórico para a governança de Gestão de Processos nas organização é o que esta tese de mestrado se propõe a fazer.

    Autor: Daniel Barroso Barros

    Ano: 2009


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    Retomando Conceitos

    Por que adotar a gestão por processos? Quais as mudanças no mercado atual sinalizam a necessidade de adoção da gestão por processos?

    O artigo, Retomando Conceitos, busca esclarecer por que a Gestão por Processos deve ser adotada, ou seja, por que ela se tornou "moda" deixando claro por que sua empresa poderia (ou não) adotar a Gestão por Processos.

    Autor: ELO Group

    Ano: 2009


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    Roadmap para Implantação de um Escritório de Processos

    Resultado das experiências que os consultores da ELO Group acumularam com a execução de diversos projetos de análise e redesenho de processos bem como a implementação dos novos processos o presente artigo apresenta orientações para a implementação do Escritório de Processos. O Escritório de Processos, neste artigo, é entendido como uma estrutura que permite tornar a gestão de processos uma prática perene e sistemática.

    Autor: ELO Group

    Ano: 2009


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    Os 3 Papéis Estratégicos de um Escritório de Processos

    Um Escritório de Processos efetivo fortalece a visão por processos como o eixo central de uma lógica inovadora e sistematizada de se pensar a operação de uma empresa. O presente artigo revela três papéis que um Escritório de Processos poderá adotar bem como relaciona cada um desses três papéis ao nível de maturidade de BPM que uma organização pode estar.

    Autor: ELO Group

    Ano: 2009

    Abaixo você também encontrará um vídeo formalizado durante a realização de webinars com uma hora de duração para apresentação e discussões de temas práticos diversos.


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    Mostrar só o tópico 6

    Um Framework para Operação em um Escritório de Processos

    O Escritório de Processos consiste em um mecanismo de governança que é amplamente utilizado por organizações que objetivam a realização de iniciativas de BPM de forma centralizada e consistente. O presente artigo reúne e debate um conjunto de serviços que podem ser oferecidos pelo Escritório de Processos e propõe três níveis de maturidade para sua evolução. O nível de detalhe de análise facilita o desenho de tal estrutura de acordo com diferentes níveis de maturidade em BPM.

     

     

    Autor: André Macieira, Daniel Karrer, Michael Rosemann, Leandro Jesus

    Ano: 2009

    Assista também o webinar "Um framework para seu Escritório de Processos: Serviços, Processos e Gestão de Suporte" com apenas alguns minutos de duração


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    Abordagens para Governança de BPM - Parte 1

    Este artigo irá apresentar algumas das principais abordagens sobre o Governança encontradas na literatura de processos atualmente. Essas abordagens são colocadas por autores renomados em Gestão de Processos como: Harmon, Korhonen, Jeston e Nelis, Hammer, Rosemann, dentre outros. Ao final do artigo é apresenta uma tabela com a síntese de cada uma das abordagens apresentadas.

    Autor: ELO Group

    Ano: 2009


  • 8
    Mostrar só o tópico 8

    Abordagens para Governança de BPM - Parte 2

    Este artigo segue com a apresentação de algumas das principais abordagens sobre Governança encontradas na literatura de processos. São apresentadas as abordagens colocadas por autores renomados em Gestão de Processos como: Richardson, Hammer, Miers, Kirchmer e pelas empresas SAP e InfoSys. Ao final do artigo é apresentada uma tabela com a síntese de cada uma das abordagens apresentadas.

    Autor: ELO Group

    Ano: 2009


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    Mostrar só o tópico 9

    Transformação em Negócios: A Arquitetura de Serviços em Gestão

    O presente artigo revela de forma sucinta a importância da Gestão da Transformação de Negócios bem como o que deveria ser esta. O principal foco do artigo em questão é levantar questionamentos/desafios que serão enfrentados ao buscar a excelência em transformação de negócios.

    Autor: Michael Rosemann

    Ano: 2009


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    A emergente disciplina de serviços

    Muito se fala hoje em “Economia dos Serviços” e na importância que as atividades de prestação de serviços vêm ganhando no PIB mundial.  Junto a isso, surgem disciplinas que buscam entender e organizar os novos conceitos emergentes com a situação, bem como analisar e adaptar conhecimentos já bastante sólidos provenientes dos quase 2 séculos de estudo de gestão e operação na manufatura. No mundo acadêmico, e mesmo no corporativo, vêm sendo travadas inúmeras discussões sobre diferenças e semelhanças entre produtos e serviços e suas implicações para a gestão e estratégia. O objetivo deste artigo, no entanto, não é participar desta discussão, e sim buscar trazer para a disciplina de gerenciamento de processos de negócio, cujo berço é inegavelmente a manufatura, alguns aspectos de Serviços que, espera-se, chamem atenção a pontos antes ignorados ou pouco valorizados.

    Autor: Diogo Prado

    Ano: 2008


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    Mostrar só o tópico 11

    Portfólio de serviços de um centro de excelência em BPM

    Gestores que foram recentemente encarregados de promover iniciativas de BPM em suas organizações têm, comumente, dificuldade em identificar por quais atividades são responsáveis. Este artigo propõe a “produtificação” do BPM como ponto de partida. São  descritos quinze diferentes serviços de BPM; a partir deles, gestores podem selecionar potenciais serviços que podem ser oferecidos por um Centro de Excelência em BPM (também conhecido como Escritório de Processos). Uma abordagem para gestão de portfólio é sugerida para alocar tais serviços. Esta abordagem  permite a identificação de estratégias normativas específicas para cada serviço de BPM, tais como treinamento ou planos de comunicação e marketing de BPM. Um estudo de caso do setor público traz insights adicionais sobre como esta abordagem pode ser executada.

    Autor: Michael Rosmann

    Ano: 2008

     



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    Mostrar só o tópico 12

    Maturidade de BPM

    Este texto é predominantemente destinado aos executivos de organizações, embora muitos gerentes de projeto e membros das equipes irão achar este conteúdo aplicável e com informações importantes. Ele provêem insights de como determinar a maturidade de BPM na organização ou na unidade de negócios e de como “plantar” BPM na organização de modo a assegurar uma cultura de melhoria continua nos processos de negócio. O estudo provê um breve resumo do modelo e dos resultados da investigação feitos até a presente data. Enquanto muitos indivíduos e organizações têm desenvolvido seus próprios modelos de maturidade de BPM, este se mostra mais sofisticado que seus antecessores e direciona complexidades específicas de BPM para altas práticas gerenciais. O estudo permitirá aos leitores a oportunidade de estimar seu nível de maturidade em gestão de processos e posteriormente desenvolver um roadmap rudimentar.

    Autor: Michael Rosemann, Tonia de Bruin, Brad Power

    Ano: 2006


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    Mostrar só o tópico 13

    Repensando o papel da gestão de processos: Promovendo a inovação e a governança organizacional através do Escritório de Processos

    Aqui você econtrará o webinar que fala sobre o papel da gestão de processos na organização e em particular o papel do escritório de processos dentro do novo ambiente de gestão que está emergindo nas organizações. Você também encontrará a apresentação referente ao webinar

     

     


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    Mostrar só o tópico 14

    Governança de Processos

    Abaixo você encontrará um vídeo formalizado durante a realização de webinars com uma hora de duração para apresentação e discussões de temas práticos diversos

     

     

    Assista o vídeo!


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    Mostrar só o tópico 15

    O Escritório de Processos: um mecanismo de Governança e Inovação

    Abaixo você encontrará a apresentação e o link para um vídeo de 10 minutos explicando de forma introdutória um mecanismo de governança e inovação.


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    Mostrar só o tópico 16

    Escritório de Processos: Atuações possíveis e arranjos em estruturas organizacionais


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    Mostrar só o tópico 17

    ELO Group - Governança Corporativa na China e na Alemanha

    Abaixo você encontrará a apresentação do webinar Governança Corporativa na China e na Alemanha, bem como o vídeo explicando a apresentação
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    Mostrar só o tópico 18

    A Gap Process Management - Paul Harmon

    Artigo de Paul Harmon que explica o que é o Gap de Maturidade dos Processos e a importância de se conseguir o apoio da alta administração necessário para mover as iniciativas de um nível empresarial, focando no que é prioridade para atingir os objetivos da organização e atender às expectativas dos clientes, atuando com foco na visão do todo, com soluções integradas.

    Autor: Paul Harmon

    Ano: 2011


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    Mostrar só o tópico 19

    Como Vender a Gestão por Processos na sua Organização?

    O presente artigo aborda de forma prática as principais críticas que usualmentesão atribuídas a projetos de gestão por processos. Entenda o que está por trásde cada tipo de crítica e qual a melhor forma para abordá-las.

    Autor: ELO Group

    Ano: 2012


  • 20
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    Governança de Processos: Proposição de um Modelo Teórico de Governança para a Gestão de Processos

    Esta dissertação estuda a governança de processos para a proposição de um modelo teórico de governança que viabilize a Gestão de Processos como elemento de gestão cotidiano das organizações. Hoje a ausência de governança é visto como um dos grandes problemas e desafios na Gestão por Processos.

    Autor: Daniel Barros

    Ano: 2009


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