Programação

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    Coletânea ELO Group de Ideias e Tendências em BPM

    A ELO Group, juntamente com seus parceiros, elaborou diversas publicações ao longo de 2009 e 2010 para ajudar as organizações a enfrentarem esses desafios. A coletânea aqui apresentada agrupa os artigos mais importantes, trazendo para os leitores um conteúdo único. O objetivo é auxiliar profissionais dos mais diversos ramos de atividades a entender conceitos, boas práticas, ferramentas, pontos críticos e tendências em BPM.


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    HandBook on Business Process Management - Manual Internacional de BPM

    Nos últimos anos, BPM vem se tornando uma das abordagens mais amplamente discutida e aplicada. De acordo com pesquisas recentes da Gartner, BPM foi apontado como máxima prioridade no campo de negócios. No entanto, BPM apresenta múltiplas facetas e é, portanto, uma área ainda muito indefinida – considerando-se, por exemplo, que tem suas origens na Reengenharia de Processos de Negócios, Gestão da Qualidade, Gestão de Operações, Modelagem de Processos, Gestão de Workflow, entre outros.

    O Manual Internacional de BPM da editor Springer servirá de suporte para experts, caracterizando o estado da arte em BPM. O projeto conta com o apoio de líderes globais, com grande tradição em BPM, como Wil van der Aalst, Jörg Becker, Roger Burlton, Michael Hammer, Paul Harmon, Mathias Kirchmer, August-Wilhelm Scheer, Andrew Spanyi, Robert Winter e outros.
    Gostaríamos de agradecer aos contribuintes por tornar este Manual uma realidade.

     

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    Green Business Process Management: Towards the Sustainable Enterprise

    Autores: Jan vom Brocke, Stefan Seidel e Jan Recker

    Green Business Process Management - Rumo à Empresa Sustentável "consolida o conhecimento do estado da arte mundial sobre como os processos de negócios podem ser geridos e melhorados a luz da visão de sustentabilidade. Organizações publicas e privadas sempre foram uma das principais responsáveis pela degradação do nosso ambiente natural, através do consumo de recursos, emissões de gases e desperdício de produção. Visando reduzir seu impacto sobre o meio ambiente, toda organização deve desenvolver e implementar processos de negócios ambientalmente sustentáveis. Desenhar soluções organizações para resolver estes problemas é o principal desafio da visão de Green BPM. Este livro i) aborda os desafios emergentes para conceber  rotinas, ferramentas e métodos para desenhar e implementar processos  verde; ii) ​apresentar ideias e insights de casos práticos em que organizações desenvolveram práticas de negócios sustentáveis​​. O livro é de relevância para ambos os profissionais e acadêmicos  interessados ​​no entendimento, concepção e implementação de processos "verde", constituindo um recurso valioso para estudantes e professores  nas áreas de sistemas de informação, gestão e desenvolvimento sustentável.

     

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    Estabelecendo o Escritório de Processos

    Autores: Roger Tregear, André Macieira, Leandro Jesus.

    Um dos maiores desafios na realização de iniciativas de BPM atualmente é assegurar consistência na entrega e na sustentabilidade das ações executadas. Também é comum que múltiplas iniciativas de BPM com propósitos distintos estejam sendo conduzidas de forma isolada dentro de uma organização, levando a uma menor sinergia e limitação dos retornos sobre investimentos em processos.

    Diante deste cenário, as organizações precisam criar mecanismos de governança para gerir suas ações de forma estruturada. Uma efetiva Governança em BPM deve reforçar o alinhamento estratégico através das atividades de gestão de processos e das prioridades do negócio, definir claramente e reforçar as responsabilidades de cada stakeholder e coibir redundâncias nas iniciativas de gestão por processos.

    O Escritório de Processos é, portanto, um importante mecanismo organizacional que tem sido amplamente adotado por empresas que visam institucionalizar iniciativas de BPM e perpetuar seus benefícios através da organização. Essa obra visa discutir o escopo e os modelos de atuação para um Escritório de Processos, bem como melhores práticas para seu estabelecimento efetivo e inovador em uma organização centrada em processos.

    "Estabelecendo o Escritório de Processos" é fruto de uma colaboração da ELO Group com parceiros internacionais e foi publicado originalmente na língua inglesa.

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    Gestão de Processos: Pensar, Agir e Aprender

    Autores: Rafael Clemente, Rafael Paim, Vinicius Cardoso e Heitor Caulliraux


    Este livro consolida diversos anos de experiência dos pesquisadores e professores do Grupo de Produção Integrada da COPPE-UFRJ em pesquisa e ensino no tema da gestão de processos.

    Além de uma base conceitual bastante sólida, o livro ainda apresenta diversos casos e exemplos vividos em projetos nas principais organizações do Brasil.


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    Certificação Técnica – Seguradoras - CONTROLES INTERNOS

    Autores: Jaime Frenkel, Daniel Karrer e André Macieira

    Em uma era marcada pela incerteza e dinamicidade, fica a dúvida de qual a capacidade das organizações em identificar e agir de forma proativa às ameaças e

    oportunidades que estão incubadas nas áreas em que atuam.

    Por outro lado, além de mais complexo, dinâmico e imprevisível, o cenário de negócios, vem exigindo das organizações maior transparência com relação às ameaças que envolvem o negócio, seja para: obter conformidade com legislações exigentes (como a Sabanes-Oxley e a circular SUSEP 249/04), dar transparência aos investidores, estar apto a atuar em cadeias de suprimento altamente competitivas, ou fornecer serviços de alta confiabilidade, as organizações precisam ser capazes de demonstrar uma capacidade de identificar e tratar as principais ameaças ao seu negócio.

    Felizmente, as disciplinas de Controles Internos e Gestão de Riscos vêm evoluindo rapidamente e se tornando uma ferramenta indispensável na superação desses desafios.

    Este manual é o livro-texto do curso de capacitação técnica em Controles Internos da Funenseg. Com conteúdo bastante abrangente, o livro aborda desde o histórico e conceitos básicos de gestão de riscos, principais legislações e modelos de referência sobre o assunto até conceitos mais avançados, tendências e melhores práticas no assunto. O material dá ao leitor o conhecimento essencial para tornar um sistema de gestão suficientemente robusto para estar a altura das exigências do contexto de negócios atual.


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    GESTÃO PÚBLICA E REFORMA ADMINISTRATIVA - Conceitos e Casos: a Experiência de Florianópolis

    Coordenador: Heitor Caulliraux e Mauro Yuki

    Colaboradores: Adriano Proença, André Macieira, Barbara Lyra, Carlos Yukimura,Elaine Yamashita, Elisabeth Fonseca,José Glauber Monteiro, Rafael Caldeira, Rafael Paim, Rita Coelho, Sonia Remor e Thales Miranda

     

    " Este livro trata de gestão de organizações públicas no Brasil. A perspectiva adotada será, quase sempre, a da Engenharia de Produção. Existe nela uma preocupação, um foco – de aplicação, de transformação da realidade –, que são características principais das engenharias.


    "... este trabalho significa uma forte contribuição ao esforço de valorização e atualização dos métodos de gestão na Administração Pública. Este esforço exige a multiplicação de experiências colhidas nos mais diversos locais e sob as mais diferentes circunstâncias. Este conjunto rico e diversificado é fundamental para dar vida e movimento à tarefa ingente de melhorar os padrões da Gestão Pública no nosso País, objetivo ambicioso e crucialmente necessário, especialmente em face à marca da desigualdade social, vetor de formação de largos contingentes de excluídos. Como conceber e adotar políticas de inclusão social sem contar com um sistema administrativo adequado e minimamente competente?

    ... somos autores dessa obra administrativa que resulta na conquista de indicadores inéditos para Florianópolis. Esta, aliás, a grande contribuição deste trabalho: estimular a Gestão Pública por Resultados. A modernização da Administração Pública passa pelo aperfeiçoamento dos métodos e processos de gestão no sentido de implantar a eleição e perseguição de resultados, expressos por índices e indicadores, tanto quanto possível, objetivos..."

    Angela Regina Heinzen Amin Helou
    Prefeita de Florianópolis


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    P&D E INOVAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

    Sistematizadores
    Rafael Gomes Clemente (GPI/COPPE/UFRJ)
    Renata Lèbre La Rovere (IE/UFRJ)
    Thiago Renault (UFF)
    Vinícius Cardoso (GPI/COPPE/UFRJ)

    Este livro apresenta as principais contribuições do X Encontro ReINC, realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2007, no Rio de Janeiro, cujo tema foi a Criação de um Ambiente de Inovação nas Empresas.

     

     

     

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    A Indústria de Telecomunicações e o Setor Informacional Multimídia Emergente

    Organizador: Renato Flórida Cameira

    Autores:Adriano Proença, Américo Brígido Cunha, André Ribeiro de Oliveira,Armando Augusto Clemente, Heitor Mansur Caulliraux, Rafael Gomes Clemente e Samira Dias dos Reis

    Esta publicação, entre outros aspectos, constrói um framework adequado para um plenoentendimento do Setor de Telecom, suas demandas, relacionamentos, nuances e perspectivas de desenvolvimento, e

    também comenta a evolução industrial da TV, apresentando os conceitos técnicos e definições dos processos relacionados à transmissão da TV Digital.


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    Business process change: a guide for business managers and BPM and six sigma professionals

    Autor: Paul Harmon

    Every company wants to improve the way it does business, to produce goods and services more efficiently, and to increase profits. Nonprofit organizations are also concerned with efficiency, productivity, and with achieving the goals they set for themselves. Every manager understands that achieving these goals is part of his or her job. In this balanced treatment of the field of business process change, Paul Harmon offers concepts, methods, cases for all aspects and phases of successful business process improvement. Updated and added for this edition are coverage of business process management systems, business rules, enterprise architectures and frameworks (SCOR), and more content on Six Sigma and Lean--in addition to new coverage of performance metrics. * Extensive revision and update to the successful BPM book, addressing the growing interest in Business Process Management Systems, and the integration of process redesign and Six Sigma concerns. * The best first book on business process, the most up-to-date book to read to learn how all the different process elements fit together. * Presents a methodology based on the best practices available that can be tailored for specific needs and that maintains a focus on the human aspects of process redesign. * Offers all new detailed case studies showing how these methods are implemented.

     

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    BPM basics for Dummis

    Autores:  Kiran Garimella, Michael Lees e Bruce Williams

    This book helps you understand what BPM is really all about.We wrote it because BPM is so useful and so powerful — andbecause it is also very accessible. We wrote this book for you — the individual. You may be a business manager, or anInformation Technology practitioner, or maybe an ambitiouscareer individual who wants to know what BPM is all aboutand how to apply it.

     

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    Business process management: profiting from process

    Autor: Roger T. Burlton

    Business processes are the production lines of the new economy. When they fail us, our products and services fail our customers, and our business fails its owners. The more businesses change, the more they must concern themselves with their stakeholder relationships and manage their processes so that technologies and

    organization designs have a common business purpose. This book shows you how to deliver integral processes and helps you build a fully process-managed enterprise. The Process Management Framework provides the strategic guidance and tactical steps to make the switch. Encompassing eight phases, the Framework migrates organizational and process transformation through strategy, design, realization, and actual operations. For each phase, this book provides detailed descriptions of the steps, their inputs, outputs, guides, and enablers, as well as the tricks, traps, and best practices learned by experienced practitioners. It also covers the related disciplines of managing programs, risk, quality, projects, and human change, and how process management is the key to ensure a fit among all these areas. For those of you about to embark on a process journey, this book provides a compelling call to action, a guide for management, and an invaluable reference.


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    Business process management: practical guidelines to successful implementations

    Autores: Jonh Jeston e Johan Nelis

    Business Process Management: Practical Guidelines to Success ful Implementation provides organizational leadership with an understanding of Business Process Management and its importance to an organization. This book also gives Business Process Management practitioners a framework and set of tools and techniques thatprovides a practical guide to successfully implementing Business Process Management projects. It can be used as a reference book for organizations completing Business Process Management projects and provides a holistic approach and the necessary details to deliver a Business Process Management project.

    Conheça um pouco mais sobre o livro clicando aqui!


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    Gestão Organizacional - O Desafio da Construção do Modelo de Gestão

    autores: Antonio Tadeu Pagliuso, Rodolfo Cardoso e Thaís Spiegel

    Um livro cujo objetivo é apresentar a capacidade transformadora que a aplicação dos modelos de referência pode trazer à gestão das organizações não pode restringir-se a apresentar um conjunto de passos ou ferramentas, tampouco citar uma ou mais orientações práticas ou científicas propostas para tal. É necessário ir além, aprofundar uma revisão histórica, trazer para a discussão conceitos esquecidos ou não consolidados, homogeneizar conhecimentos, bem como levantar casos e experiências brasileiras que ilustrem os assuntos abordados.


    Este livro transcende a apresentação da capacidade transformadora que as orientações para excelência são capazes de produzir. Nesse sentido, é necessário o aprofundamento das discussões sobre conceitos ainda pouco consolidados, tais como: modelos de referência, modelos de gestão, pensamento complexo e visão sistêmica.


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    Workflow Modeling: Tools for Process Improvement and Application Development


    autores: Alec Sharp e Patrick McDermott

    At last - here's the long-awaited, extensively revised and expanded edition of the acclaimed and bestselling book, "Workflow Modeling". This thoroughly updated resource provides proven techniques for identifying, modeling, and redesigning business processes, and explaining how to implement workflow improvement, this book helps professionals define requirements for systems development or systems acquisition. By showing how to build visual models for illustrating workflow, the book helps practitioners assess their current business processes and see where process improvement and systems development can take place. Leading author Alec Sharp is an internationally recognized expert in business process management and is in high demand as a speaker and seminar leader in the field.


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    High Performance Through Process Excellence: From Strategy to Operations

    autor: Mathias Kirchmer

    Continuously changing customer and market requirements have become a dominating factor in today’s global business environment. Enterprises have to take smart decisions and execute fast. Innovation and agility become key success factors. Process excellence is the glue that brings everything together.

    The Management of Process Excellence (MPE) has become a main enabler of High Performance. It leads to a functioning "Real-Time Enterprise". MPE links strategy with people and technology, like Service-Oriented Architectures (SOA) or Web 2.0. Knowledge assets, such as Process Reference Models, increase productivity. Emergent Processes and Inter-enterprise Collaboration are addressed specifically. MPE delivers Process Governance for large organizations as well as for small and medium enterprises.

    The book addresses executives and managers as well as educators and students.

     


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